Make your own free website on Tripod.com

BRINQUEDO E POESIA 
- o universo feminino em foco -  
(para crianças e para jovens
 
A oficina se propõe a focar o universo feminino destacando da cultura popular brasileira mulheres que se sobressaem por suas habilidades musicais, poéticas e culinárias, proporcionando uma viagem pelo Brasil, indo da Cidade de Goiás de Cora Coralina a Pernambuco de Lia de Itamaracá, passando pelos versos de poetisas do Rio de Janeiro.  
Através de dinâmicas lúdicas, serão introduzidos o amor, a maternidade, a força e a suavidade, abordados de maneira adequada à linguagem infantil e à linguagem adolescente de modo a corresponder aos anseios e curiosidade sobre essas questões femininas. Como fechamento da vivência, será construída uma boneca em cada oficina, a partir da reciclagem de materiais, que irá aglutinar e personificar todo o universo abordado. 
A poesia fala direto ao coração, aos anseios mais íntimos de cada um. Brincar em meio a danças, cantigas e poemas possibilita descobrir e trilhar caminhos desse Brasil imenso. O reaproveitamento do lixo  urbano na construção de brinquedos torna-se um prazeroso exercício de cidadania e um compromisso com a preservação do planeta. 
 
OFICINA PARA CRIANÇAS: 
Carga horária: 2 encontros de 2 horas cada (para um mesmo grupo de crianças) 
Público: crianças entre 7 e 11 anos 
Número máximo de participantes: 20  
 
OFICINA PARA JOVENS: 
Carga horária: 2 encontros de 2 horas cada (para um mesmo grupo de jovens) 
Público: jovens entre 12 e 17 anos 
Número máximo de participantes: 20  
 
MATERIAL (necessário para as duas oficinas):  
aparelho de som com CD player, tinta guache de cores variadas, 20 pincéis, tesouras, papel chamex, 4 caixas de pilot, retalhos grandes de tecido, o quanto  puder de jornal, 2 rolos de fita crepe, 5 frascos de cola de 250ml, 5 novelos de lã de cores variadas, rolos de papelão (suporte de papel higiênico ou papel alumínio) 
 
ESPAÇO: Sala espaçosa sem cadeiras 
 
ORÇAMENTO: Variável, dependendo da localização, pois serão incluídos os custos de transporte e, se necessário, de hospedagem e alimentação. 
 
Edith Lacerda 
Rua São Salvador, 65/ 601 
Laranjeiras- Rio de Janeiro — RJ - CEP: 22231-130 
Tel. (21) 2558-3770 / e-mail: edithlacerda@bol.com.br
 Voltar